Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas: o maior projeto público de irrigação do DNOCS no Ceará

Cerca de 16 mil empregos diretos e indiretos são gerados pelo perímetro

Nesta quinta-feira (13/06), o quadro Vem Conhecer te convida a passear por belas paisagens e ver mais de perto o Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas. No local são gerados cerca de 11 mil empregos diretos e indiretos. Um vasto campo verde que reúne inúmeras riquezas, a partir de um grandioso e ousado projeto de irrigação.

Localizado nos municípios cearenses de Russas, Limoeiro do Norte e Morada Nova, sua extensão é de 18.637 ha, com uma área irrigável de 10.761 ha, 3.948 ha da 2° etapa para implantação, cerca de 199 ha destinados à infraestrutura e com uma área de reserva legal 3.727 ha. As fontes hídricas do Projeto Irrigado advêm dos Açudes Castanhão, Banabuiú e Orós.

O perímetro produz uma variedade de frutas, vegetais, grãos, entre outros. Essas diversas culturas trazem luz à produção em massa desses produtos cultivados no projeto público irrigado que esta sob jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Em meio a uma imensidão verde de conquistas, encontramos um oásis de frutas, isso porque existe uma gama de variedades a exemplo da banana, coco, goiaba, acerola, mamão, caju, limão, abacate, manga, pitaya, tamarindo, melancia, maracujá, cacau, açaí, laranja, romã, uva, caqui, sapoti, cajarana e graviola. Há ainda a produção de feijão, milho, sorgo, palma, abóbora, cebola, entre outros. As frutas mais exportadas para a Europa são a pitaya e o mamão. Cerca de 90% do mamão é comercializado para demais países.
Atualmente, Tabuleiros de Russas gera cerca de 5 mil empregos diretos e em torno de 10 mil indiretos. Estima-se que o projeto beneficia cerca 32 mil pessoas.

O gerente-executivo do Perímetro, Aridiano Belk, trabalha há mais de 15 anos no projeto e destaca a parceria entre o perímetro e o DNOCS. “Através da atual gestão, a diretoria-geral deu um reavivamento à Autarquia e, em paralelo, fortaleceu os laços com os perímetros e demais áreas”. Aridiano Belk relembra ainda uma das inúmeras ações do DNOCS para com o perímetro. “Nos últimos, as entregas de novos equipamentos como tratores, roçadeiras e reboques fortaleceram o pequeno produtor, além de fomentar as operações e manutenção do projeto.” acrescentou.

Há ainda a possibilidade de expandir as áreas irrigadas do Perímetro, isso porque os açudes do Ceará estão com bons volumes de águas. Ainda segundo o gerente-executivo do perímetro, “É o melhor volume de águas desde 2012, trazendo também uma gama de investidores. Recebemos diariamente visitas de pessoas querendo investir no projeto irrigado.”, disse.

A atuação do Perímetro Irrigado de Tabuleiros de Russas, fomenta a agricultura irrigada, pois atua no fortalecimento da infraestrutura hídrica e gera emprego e renda, fortalecendo toda a região.

Importante ressaltar também que o Brasil tem 240 Comitês de Bacias e, agora em 2024, o projeto de irrigação Tabuleiros de Russas participa de dois importantes Fóruns relacionados à área. Aridiano Belk é coordenador do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias e também coordenador do Fórum Nacional, representando assim, a participação do DNOCS e mostrando o trabalho eficaz da Autarquia em âmbito nacional e internacional.

Nesse sentido, a atuação do DNOCS no semiárido brasileiro é grandiosa. Em seus 114 anos, a Autarquia proporciona dignidade humana por onde chega. Gerou e gera dezenas de milhares de empregos, contribuindo com o desenvolvimento regional, movimentando a economia local e fomentando a qualidade de vida da população sertaneja que tanto sofre com a escassez hídrica do sertão brasileiro.

Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br

Fonte: https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/noticias/perimetro-irrigado-tabuleiros-de-russas-o-maior-projeto-publico-de-irrigacao-do-dnocs-no-ceara