A Assecas na busca de defender o Dnocs
A ASSECAS (ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO DNOCS), dando continuidade à sua luta em prol do revigoramento do DNOCS, buscando apoio político com os parlamentares do Ceará e do Nordeste, esteve reunida no Escritório do Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, tratando da missão que o DNOCS deve desempenhar na área do PISF, no que concerne a gestão e a operacionalização hídrica da transposição das águas do Rio São Francisco, cuja experiência esta autarquia detém com esmera competência, visando torná-la atuante, fazendo com que a mesma volte a exercer suas atribuições no âmbito do Nordeste, prestando relevantes serviços aos nordestinos, o que sempre fez durante seus 108 anos de ação no combate aos efeitos da seca na região.
Foram tratados diversos pontos sobre o plano de ação do Departamento, considerando a princípio, a Transposição das águas do Rio São Francisco para o Nordeste, a transposição das águas do Rio Tocantins visando dar maior aporte ao São Francisco, o repasse dos Açudes do DNOCS para os respectivos Estados, Concurso Público para preencher o quadro de pessoal necessário às tarefas a serem tocadas, e tantos outros assuntos que entendemos ser indispensáveis para completar as ações do futuro.
Salientar que o nosso real interesse em nos reunir com o Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, se fundamenta em razão do mesmo ser o Presidente da Comissão Parlamentar que trata das questões ora em andamento.
A Comissão foi formada pelos representantes da ASSECAS, Aluísio Bastos Pereira, Evandro Bezerra, Geraldo Costa e Roberto Morse, os quais externaram para o Deputado a atual situação do quadro de pessoal da autarquia que hoje está restrito a menos de 1.500 servidores, o que não oferece a mínima condição de acompanhar suas obras pelo Nordeste afora. Nesse ponto o Deputado ficou de exigir do governo que se faça um Concurso Público, a fim de sanar este problema.
Visando dar uma maior eficácia ao tratado que se busca em direção ao revigoramento do DNOCS, o Deputado Federal Raimundo Matos, com a ajuda do Deputado Estadual Francisco de Holanda Guedes (Franciní), resolvem requerer uma Audiência Pública, em Brasília, ainda no mês de novembro do ano em curso, a fim de debatermos todos os pormenores relacionados com o nosso Departamento.
Em meio às conversas ali tratadas, o parlamentar Raimundo Gomes, se comprometeu conseguir uma audiência com o Senhor Diretor Geral do DNOCS, Dr. Ângelo José de Negreiros Guerra, para organizarem o projeto do referido evento.
Finalizamos, dizendo, que a insistência da ASSECAS visando encontrar um espaço estratégico para manter o DNOCS a trabalho da região nordestina (Semiárido), nada mais é do que continuar oferecendo aos nordestinos meios salutares de sobrevivência, proporcionando-lhes o direito de viver bem com os seus familiares. Vamos, portanto, acreditar no que é possível, sem baixar a cabeça para os eternos negativistas e fabricadores da má fé.
O DNOCS É, PORTANTO, UMA FERRAMENTA QUE CONSTRÓI O PROGRESSO NORDESTINO. SEM ELE, A REGIÃO SOFRERÁ AS AGRURAS DO TEMPO.