Água para todos
O programa que ficou conhecido como “Água para todos” desenvolvido pelas equipes do DNOCS nos Eixos Norte e Leste do canal da transposição das águas do Rio São Francisco, no ano de 2005, quando foi levantado ao longo do canal da transposição do São Francisco, num trecho de 05 km ao longo do canal, baseado num critério socioeconômico preestabelecido, as comunidades mais carentes nas regiões que receberiam as águas da transposição.
O programa tinha como objetivo o beneficiamento destas populações difusas, que seriam contempladas com dois pontos de água: um para abastecimento humano e animal e outro para o “ponto verde” que seria para o desenvolvimento da agricultura familiar.
Portanto, o governo federal em parceria com o governo do estado do Ceará / IEPRO se preocupou em oferecer pontos de água oficiais para as populações do Nordeste, organizado do DNOCS visando a parte social da transferência de água.
Sendo assim, não haveria necessidade das comunidades criarem pontos clandestinos de acesso ao canal.
O projeto completo foi registrado no Ministério de Integração Nacional em 2013 e existem exemplares na Biblioteca do DNOCS, para possíveis consultas ou estudo sobre o assunto.
Equipe do Eixo Norte