Açude construído pelo DNOCS volta a sangrar após 15 anos

Açude Ema, em Iracema (CE), ultrapassou a capacidade de 10,3 milhões de metros cúbicos de água

Após 15 anos, o Açude Ema voltou a registrar cenas de encher os olhos. O reservatório construído em 1932 pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na região do Vale do Jaguaribe, no interior cearense, registrou um volume que ultrapassou a capacidade de 10,3 milhões de metros cúbicos de água. A lâmina de sangria do Açude Ema alcançou 53 cm, marcando um momento significativo para toda a região.

Após uma década sem sangrar, as águas seguirão o seu curso em direção ao Açude Figueiredo, também construído pelo DNOCS, o 5º maior em capacidade no estado do Ceará, contribuindo assim para o aumento da reserva hídrica cearense.

O Açude Ema, localizado precisamente na cidade de Iracema, é o primeiro da sub-bacia do médio Jaguaribe a sangrar neste ano e é o responsável pelo abastecimento do distrito que leva o mesmo nome do reservatório. Portanto, com as últimas precipitações na região, cresceu para quase 30% o nível acumulado na bacia, assinalando assim o avanço no aporte em relação aos últimos meses.

Vale ressaltar que março atingiu a média histórica para o mês, conforme o balanço parcial divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Historicamente, o Ceará acumula 206,5 milímetros em março, mas no último dia 30/03 já havia caído 225,3 mm.

O aporte hídrico dos açudes cearenses acontece, principalmente, nos meses de março, abril e maio, sendo o mês de abril aquele que, historicamente, acaba registrando maior volume aportado.

Por fim, de fato, os índices demonstram a extensão e relevância desse aporte. Em meio aos dados significativos, é impressionante a beleza que o Açude pensado e construído pelo DNOCS, nos oferece. Vegetação verdinha, correnteza intensa e um barulho forte de água, na verdade, um tom de vida que enche de esperança o sertanejo que luta e vive, diariamente, desbravando o semiárido e lidando com a falta d’água. Por isso, são imagens tão significativas para todos os cearenses, em especial, para o homem do campo.

SAIBA MAIS

Até o momento, outros 35 reservatórios ultrapassaram o volume de sangria no estado do Ceará. Entretanto, é válido ressaltar, ainda, que este número pode aumentar nos próximos dias, vai depender das precipitações, ao tempo que outros açudes já registram aportes significativos.

As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú, na porção norte do Ceará, são as mais confortáveis, atualmente, em termos de reservas hídricas, com mais de 80% de acumulação, cada uma.

Contudo, apesar do aporte hídrico, é importante informar e lembrar de forma direta que vivemos numa região que historicamente lida com a escassez hídrica. Portanto, cuidar e preservar esse recurso natural de maneira responsável é fundamental. Vamos fazer nossa parte e economizar água, sempre.

Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
Email: comunicacao@dnocs.gov.br