Açudes do Dnocs – todos assoreados pelo tempo
Por Geraldo Pereira da Costa
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), iniciou suas atividades administrativas, construindo obras relacionadas com recursos hídricos, perfurando poços e construindo barragens, possibilitando acumular água necessária para as diversas atividades hoje vista no Nordeste Setentrional. Uma missão de efeito social que repercute em todos os rincões nacional, considerando a necessidade de mitigar as causas provocadas pela ausência de chuvas. Com o decorrer do tempo, os afluentes, responsáveis em trazer a água para esses mananciais, não deixaram de trazer sedimentos em épocas invernosas.
O tempo, foi o senhor encarregado de provocar tais desastres ambientais, criando uma verdadeira anomalia no campo de reservas de água, que nos leva a creditar, que, se não tratarem de uma política de investimento pesado, visando recolherem os lixos sedimentares que os rios e riachos trouxeram para o seio desses mananciais, em nada adiantará aplicar-se recursos em transposição de águas.
Consideramos que essas bacias, da forma como se encontram, não tem mais espaço para reservar a água nos limites necessários à sobrevida humana e animal. Todos soterrados. A água vem, passará por cima dos detritos, e vai embora.
O futuro aguarda, para que homens e mulheres, em cujas vidas estão plantadas as sementes da dignidade, comecem a pensar melhor, sobre essa contenda, levantando a bandeira da ordem e da prosperidade, fatores necessários para fazerem com que as coisas passem do querer, para o fazer, mesmo que essas confirmações possam causar perdas de interesses pessoais ou de grupos.
Não importa que qualquer coisa venha acontecer, desde que saibam primar pela vida desse povo carente e desesperado. O governo federal é responsável pela gestão pública que visa solucionar os problemas aflitivos dos nordestinos. Só os subservientes que ocupam poder e fazem dele o que bem lhe convier, é que devem se cuidar para não conduzir para o futuro as mazelas por ele criadas em detrimento da população.
Ministros, muitas vezes ocupam o poder, mas não têm o legítimo conhecimento da situação e deixa nas mãos dos seus subalternos que fazem onde quer e como quer. Por isso é que a Sabatina nos setores administrativos é importante, evitando se legitimar uma pessoa sem conhecimento a ocupar cargo público.
Finalizando, desejo rogar à Presidente Dilma, que, se ela quiser terminar o seu governo deixando para os nordestinos um grande presente, coloque o DNOCS a serviço da Transposição das Águas do São Francisco para a região nordestina, já que o Departamento vem trabalhando no desassoreamento dos principais reservatórios que vão receber a demanda de água canalizada por esta obra.
A DIGNIDADE É UM PRODUTO QUE NÃO SE VENDE, NÃO SE TROCA E NEM SE COMPRA. A PRATELEIRA DESSE INGREDIENTE ESTÁ POSTO NO TEMPO, À DISPOSIÇÃO DOS QUE QUEREM HONRAR-SE.