Administrador coordena Planejamento Estratégico de órgão federal
Por Clésio Jean Saraiva
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste, fundado em 1909, realizou a primeira etapa de seu planejamento estratégico, sob coordenação do Adm. Jean Saraiva, que é Diretor Administrativo e Financeiro do CRA-CE.
De acordo com Jean Saraiva, que preside a Comissão Operacional de Planejamento Estratégico Institucional do DNOCS – COPE, o trabalho consiste na elaboração do Mapa Estratégico onde se inserem a Missão, os Valores, a Visão e os Objetivos Estratégicos do DNOCS, que nortearão as ações visando dotar o órgão de uma gestão moderna e que atenda aos anseios da sociedade.
A Comissão fez um diagnóstico aprofundado das condições atuais do DNOCS, analisando suas forças e suas fraquezas dentro do ambiente interno e as oportunidades e ameaças no contexto do ambiente externo e concluiu que, das quatro etapas que caracterizam uma instituição sólida ou enfraquecida – manutenção, desenvolvimento, crescimento e sobrevivência – o DNOCS encontra-se nessa última situação, necessitando, com urgência, de um redirecionamento no seu processo administrativo-institucional para que atenda, com competência, às demandas dos tempos atuais.
Segundo Jean Saraiva, a Comissão elaborou um Mapa Estratégico Institucional com as diretrizes que possibilitarão, em etapas futuras, instituir um modelo de gestão ágil, transparente e moderno para o DNOCS, constituído das seguintes premissas: Missão, Valores, Visão e Objetivos Estratégicos.
Jean Saraiva ficou a frente de um grupo com 12 pessoas, sendo destes 9 administradores profissionais. A segunda etapa do Planejamento Estratégico vai abordar o produto, que é o Plano Estratégico Institucional, com a consolidação dos trabalhos, alcançando o estabelecimento de metas e as indicações estratégicas.
Fonte: CRA-CE