Agrônomo do DNOCS encerra evento de Ciência do Solo
O engenheiro agrônomo, Evandro Bezerra, encerrou a 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo, um evento técnico-científico, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com a palestra “ A História do Uso do Solo no Nordeste Semiárido”.
Na palestra foram pautadas certas propriedades de solos . Evandro Bezerra chamou atenção quando dizem que o semiárido brasileiro é tropical. “Aí é onde nasce o início de toda a sua complexidade, pois o semiárido brasileiro não é tropical, mas equatorial e isso influencia seriamente no problema da seca, o intemperismo para a formação de solos pouco profundos e muitas vezes salinizados e com reduzida vocação cultural”.
O palestrante é autor dos livros: Terra Uso e Preservação; a Barragem do Castanhão; a Transposição do Rio São Francisco; o Centenário do DNOCS e a Convivência com a Seca, entre outros.
Evandro Bezerra é graduado pela Universidade Federal do Ceará. Membro da Academia Cearense de Engenharia, aposentado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS e Diretor Administrativo da Associação dos Servidores do DNOCS (ASSECAS) Fez curso de especialização em Ciência do Solo.
Também na Reunião Nordestina de Ciência do Solo foram entregues certificados e medalhas aos melhores trabalhos que serão publicados na próxima edição da Revista da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.