Audiência pública sobre ciência e tecnologia Funceme prognosticou os dados meteorológicos para o ano de 2015

Por Geraldo Pereira da Costa

Mais uma vez, com a presença de quase 200 pessoas, o auditório do Palácio do Governo Estadual foi palco de uma audiência pública, convocada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, a fim de tratar sobre a seca e a previsão do tempo para o Nordeste Brasileiro. A FUNCEME foi a responsável para apresentar o diagnóstico geral sobre o tema. A Fundação Cearense de Meteorologia, através de um dos seus renomados técnicos, apresentou slides contendo gráficos demonstrativos das ocorrências temporais de anos anteriores e especialmente deste ano de 2015.

Terminada a apresentação da FUNCEME sobre os dados meteorológicos, foi aberto espaço para as perguntas, onde alguns dos presentes procuraram tirar suas dúvidas a respeito das causas ora em questão.

Como outros assuntos foram destaques naquele momento, o Deputado OSMAR BAQUIT, atual Secretário de Pesca e Aqüicultura, se dirigiu à mesa, perguntando se diante da atual circunstância porque passa o Nordeste no momento, porque não a participação do DNOCS, visando atenuar os problemas da seca. No mesmo instante o Técnico Clésio Jean Saraiva, representando a ASSECAS, fez a sua rogativa ao dizer que não pode entender que num momento tão crítico em que vive o Nordeste, não haja sensibilidade dos representantes dos governos da região semi-árida, em tornar viável a contribuição de um órgão cuja experiência já ultrapassa a casa de cem anos.

Enfatizou ainda o Senhor Clésio Jean Saraiva, que o Processo sobre a Reestruturação do DNOCS, constituído de todos os aspectos, cuja elaboração foi bastante precisa, feita pelos técnicos da casa, e revisada em todo o seu conteúdo, encontra-se em gavetas de Brasília, mais precisamente em poder do Ministério da Integração Nacional. É bom que se diga que o momento foi oportuno, visto que o ex-ministro Francisco Teixeira estava fazendo parte da Mesa.

A ASSECAS se fez presente na audiência pública, representada pelo seu Presidente ROBERTO MORSE DE SOUZA; Clésio Jean Saraiva, Diretor Administrativo; Jocel Mendes, Diretor de Finanças, e Geraldo Costa, Assessor de Comunicação.

Finalizamos dizendo que enquanto instituição que representa os servidores do Departamento, a ASSECAS não pode abrir mão de momentos como estes, pois entendemos que só com parcerias fortes, podemos mudar o rumo da história. Hoje já podemos contar com ajuda de outras instituições como a FAEC, OAB, BNB, CREA e APRECE, as quais já abriram espaço para palestras referentes ao DNOCS. Breve, estaremos com o Prefeito de Piquet Carneiro e atual Presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Expedito José do Nascimento, bem como com o Secretário de Pesca e Aqüicultura do Estado Deputado Estadual OSMAR BAQUIT.

PDF