DNOCS e a transferência de Tecnologia

Geraldo Pereira da Costa
Assessor de Comunicação da ASSECAS – Aposentado do DNOCS
geraldopcosta@yahoo.com.br

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) constitui, inegavelmente, um patrimônio a ser preservado como indutor de pesquisa e estudos para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro. A condição desse órgão de tantos e relevantes serviços prestados à região mais carente do País, fica patente quando se lê obras como “O Bioma Caatinga e o Semiárido Brasileiro”, cujo subtítulo é sintomaticamente , “comentários sobre a desertificação e o aquecimento global do planeta” e da tecnologia de cultivo gerada pelo DNOCS no semiárido nordestino.” Trata-se de mais um trabalho visionado pelo nosso Técnico Dr. Evandro Bezerra, Engº Agrônomo, com larga experiência na Academia e em fóruns nacionais e internacionais dentro da política desenvolvida pela autarquia no âmbito do território nacional.

É importante ressaltar que o livro, apesar de tratar de um tema científico, o seu texto está posto numa linguagem de fácil entendimento e bastante compreensivo para os leigos.

A ASSECAS, instituição ligada aos interesses dos seus associados e legítima defensora do DNOCS, tem como lema “SABER SERVIR VIVER E SENTIR”, razão porquê faz questão que tal publicação seja disseminada e lida com bastante veemência pelo Brasil afora.