É hora do Dnocs deixar de ser peça de escambo político


Por Edilton Saldanha
Bacharel em Comunicação Social, Jornalista e pós-graduado/Especialista em Assessoria de Comunicação
francisco.edilton@dnocs.gov.br

Com o título “Leva quem vencer”, eis artigo do jornalista e servidor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Edilton Saldanha.  Ele repudia o jogo da troca política em que o governo federal envolve um órgão que exige revitalização. Confira:

Embora esteja fragilizado nas suas ações de combate à seca, não por culpa dos servidores, o DNOCS continua sendo disputado na “queda de braço”, pelos partidos PMDB e PP. Inicialmente, foi escrito em diversos blogs, que o PMDB indicaria o diretor-geral e o PP os outros três diretores.

Será que essa disputa visa indicar gestores para os postos diretivos, com objetivo de promover a revitalização da Autarquia, ou será apenas para que os correligionários, das duas siglas partidárias, sejam indicados para beneficiar as duas correntes políticas?

Não é mais suportável se ver tanto descompromisso com o povo nordestino, uma vez que o governo Dilma e seus ministros não se acordam para a necessidade de reestruturar o DNOCS. Mais uma seca está iminente em 2016, com a presença do fenômeno ‘El Niño’, que segundo técnicos é causado pelo aquecimento das águas do Pacífico além do normal e pela redução dos ventos alísios na região equatorial.

Portanto, com a concretização desse fato, não resta mais nada, mais necessário do que a revitalização desse Departamento, que completa no próximo mês de outubro 106 anos de bons serviços prestados a sociedade do semiárido, no que concerne barragens hídricas, cultura irrigada, perfuração de poços, instalação de cisterna e outros feitos indispensáveis para a boa convivência do homem do Nordeste no campo.

Enquanto é anunciado um novo período de estiagem, o projeto de reestruturação do DNOCS está parado na Secretaria Executiva, do Ministério da Integração Nacional (MI). Na última reunião ocorrida no dia 17 de maio, deste ano, o secretário executivo solicitou um prazo, para se posicionar sobre o projeto, ou melhor, que responderia depois da nomeação dos novos diretores. Já se passaram quase dois meses e até agora nem nomeação e nem nada. Só blá…blá…blá. È possível entender que o governo Dilma quer mesmo é extinguir o DNOCS.

Cerca de 80% dos servidores do DNOCS estão com tempo e idade, suficientes, para se aposentarem, o que não fazem porque estão esperando a tão almejada reestrutura do Órgão, pois assim não acontecendo, as perdas salariais são absurdas.

Essas perdas referem-se, principalmente, a Gratificação de Desempenho e Auxílio-Alimentação. Como podemos entender que um servidor aposentado por tempo de serviço integral perca 50% da Gratificação de Desempenho?

É preciso que o Sindicato, as associações ASSECAS e ASDEC provoquem os políticos, para mudar o critério de concessão da Gratificação de Desempenho, pois é na aposentadoria que as pessoas precisam de melhores salários.

Fonte: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/e-hora-do-dnocs-deixar-de-ser-peca-de-escambo-politico/