O DNOCS comemora 109 anos de existência
O DNOCS comemora 109 anos de existência. Na programação, hasteamento da Bandeira Nacional e dos estados sob jurisdição do Órgão ao som da Banda dos Corpo de Bombeiros. O Diretor Geral, Angelo Guerra, agradeceu a presença dos diretores, coordenadores, servidores, terceirizados e estagiários e chamou atenção para a importância de todos: “a missão de vocês é não deixar o DNOCS acabar”.
Vários coordenadores, Presidente da Associação dos Servidores do DNOCS (Assecas), representante da Associação dos Servidores do DNOCS no Estado do Ceará (Asdec), enalteceram o Departamento como responsável pela implantação da política centenária de armazenamento e aproveitamento dos recursos hídricos na região semiárida.
O Diretor Administrativo, Gustavo Henrique de Medeiros Paiva, falou do orgulho que tem em trabalhar no DNOCS e parabenizou a todos pela história da Autarquia. “Foi o primeiro Órgão da América Latina na utilização de perfuratrizes para poços profundos e o primeiro no Brasil na introdução da tecnologia da piscicultura”.
A servidora e poetisa, Geni Almeida de Melo, apresentou a plateia versos sobre o Departamento. Em seguida, momentos de fé e esperança. Assim foi a missa celebrada pelo padre Marcos Ronney dos Santos Matos, da Paróquia de Chorozinho.
No período da tarde, o doutor e mestre em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciado em História pela Universidade Federal do Ceará, Kleiton de Sousa Moraes, lançou o livro”O Progresso Descobre o Sertão – A Inspetoria de Obras Contra as Secas (1909-1918)”, Sua dissertação apresentada neste livro foi agraciada com o prêmio de menção honrosa no Concurso Nelson Chaves de trabalhos científicos sobre o Norte e Nordeste do país promovido pela Fundação Joaquim Nabuco.
O ponto alto da festa foi a entrega do título “Amigo do DNOCS” como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Departamento. Também foram homenageados os servidores pela dedicação, eficiência e colaboração no trabalho prestado para o engrandecimento da Autarquia e semiárido nordestino.
O diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, foi agraciado com o título “Grande Amigo do DNOCS” pelo reconhecimento pelo excelente trabalho a frente do Órgão, contribuindo assim para a história de sucesso dos 109 anos do Departamento.