Pelo fortalecimento do DNOCS
O Departamento Nacional de Obras Cobrra as Secas- Dnocs , um dos órgãos mais antigos do Nordeste que comemora, este ano 110 anos de existência, vem passando ao longo dos últimos anos por sucessivas ameaças de extinção e até fusão com outros Órgãos e, paralelamente, vem perdendo recursos no seu orçamento, sem falar no número de servidores que se aposentaram.
Diante dessa realidade, fomos solicitados pela Associação dos Servidores do Dnocs. Assecas a incluir o Departamento na pauta de debates do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto, um fórum permanente de debates sobre temas de interesse da agropecuária cearense e seu desenvolvimento, criado pela Faec.
Em exposição no dia 24 de junho durante o Agropacto pudemos constatar mais uma vez a importância do DNOCS no semiárido nordestino com uma larga folha de serviços prestados à Região, voltadas para a mitigação das secas , através da acumulação de águas em 327 açudes públicos, mais de 600 barragens em regime de cooperação, perfuração de mais de 30 mil poços, construção de 1.882 km de adutoras, levando água para milhares de pessoas, e a implantação de 36 perímetros de irrigação, que diversificaram a produção de frutas.
Para o desenvolvimento do semiárido, tanto a água é um bem estratégico e a integração de bacias uma ação imperiosa e urgente, como o conjunto de ações fundadas nas potencialidades de cada lugar, são igualmente importantes e necessárias, desde que planejadas de forma integrada e participativa.
Assim, cada vez mais, se confirma a necessidade da reestruturação do DNOCS, técnica, organizacional e financeiramente, sendo o Órgão plenamente capaz de cumprir a missão de ser um dos agentes que contribuirão na superação das desigualdades regionais e o pleno desenvolvimento da Região, principalmente considerada a sua experiência acumulada, o seu acervo, o conhecimento da problemática do semiárido, a sua capilaridade e a capacidade operacional que ainda detém.
Por essa razão, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, resolveu apoiar a causa , lançando imediatamente à Frente Cearense em Defesa do Dnocs, que está constituida e agora busca o apoio dos estados nordestinos, da Assembleia Legislativa do Ceará e da bancada federal cearense e nordestina.
Alguns passos já foram dados, estamos colhendo assinaturas em diversos órgãos, já aconteceu uma reunião com o governador em exercício e presidente da Assembleia , deputado José Sarto, a quem reivindicamos uma audiência pública. A Frente , com o apoio do Dnocs e de seus servidores está elaborando um documento que será entregue proximamente ao presidente da República, mostrando a sua viabilidade técnica.
Está formada a Frente Cearense em Defesa do DNOCS. Todos nós, nordestinos, somos responsáveis pela defesa desse importante Órgão. Participe!
Fonte: http://www.oestadoce.com.br/opiniao/pelo-fortalecimento-do-dnocs