Prognóstico da quadra chuvosa
Por Clésio Jean Saraiva
Compareci à reunião ocorrida no palácio da abolição para divulgação do prognóstico de chuvas para o trimestre constituído pelos meses de fevereiro, março e abril. O evento contou com uma grande participação de técnicos e servidores de diversos órgãos ligados à problemática relacionada às secas, bem como à economia do Estado.
O convite para participar do evento em lume foi efetuado pelo Governador Camilo Santana, por ocasião da solenidade de posse do Conselho do SEBRAE, no qual tomou posse como presidente o Engº Agrônomo Flávio Saboia e como superintendente o Arquiteto Joaquim Cartaxo, dentre outros conselheiros da entidade. Estive na posse na qualidade de Diretor Administrativo Financeiro do Conselho Regional de Administração e representando nosso Presidente do CRA que fora convidado e estava impossibilitado de comparecer. Também se fizeram presentes o Presidente da ASSECAS, ex-procurador Geral do DNOCS Roberto Morse e o nosso Diretor Social Engº Agrônomo Evandro Bezerra.
A Audiência Pública foi conduzida pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira que presidiu a mesa composta pelo Senador Inácio Arruda, futuro Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pelo Secretário de Recursos Hídricos Engº Francisco Teixeira, pelo Secretário de Planejamento e Gestão, Engº Hugo Figueiredo, pelo Deputado Federal Antônio Balman, o Presidente da Funceme Metereologista Eduardo Sávio Rodrigues dentre outras autoridades.
Na sua explanação o Presidente da Funceme declarou que após estudos com a utilização de uma nova modelagem que incorpora informações de diversos organismos que tratam das questões meteorológicas chegaram, em resumo, a números que implicam em 9% de possibilidade de chuvas acima da média, 64% de possibilidade de ocorrência de seca e 27% de chuvas dentro da média histórica para o trimestre em análise.
Tratam-se, indubitavelmente, de dados alarmantes, posto que estamos já a quatro anos seguidos de chuvas bem abaixo da média e com os principais reservatórios acumulando muito pouca água.
Após a intervenção de dois membros da mesa que fizeram perguntas sobre a metodologia e probabilidade de acerto dos dados, e de intervenção de pessoas da plateia, o Deputado Osmar Baquit perguntou se na plenária havia algum representante do DNOCS, no que pedi a palavra para dizer que era servidor do DNOCS e que estava ali na condição de representante da Associação dos Servidores do órgão e não como representante oficial, pois não havia recebido tal delegação, mas nesta qualidade explicitei a situação por que passa nossa repartição que tem um projeto de reestruturação parado no MPOG, que a Autarquia vem sofrendo paulatinamente um processo de desgaste profundo e que em um momento como este, em que se prenuncia uma nova seca, o Departamento é imprescindível para a solução do problema na região semiárida, sendo importante não apenas para seus servidores, mas para a região e, sobretudo, para o Brasil. Informei que o Governador Camilo Santana assumiu o compromisso, inclusive explicitado na carta da Paraíba, de lutar pelo soerguimento de nossa Instituição secular.