Reajuste da taxa de água – Uma teimosia sem precedente

Geraldo Pereira da Costa
Assessor de Comunicação da ASSECAS – Aposentado do DNOCS
geraldopcosta@yahoo.com.br

Precisamos esclarecer à sociedade cearense de uma ação da CAGECE, que teima em querer solucionar um problema na ordem inversa da solução.
Trata-se de quererem forçar o povo cearense a economizar água além do impossível, pois os usuários já vêm praticando esse exercício há bastante tempo, não tendo mais como privar-se além do que já vem fazendo.
Temos que denunciar esse tipo de coisa praticada por essa Estatal, denunciando que não é com aumento de arrecadação que se combate a situação.
Se os mananciais (reservatórios d’água) estão esvaziando, a culpa está ligada ao uso excessivo desse líquido nas irrigações de plantios em terrenos no interior do Estado, o que fere o princípio da lei, levando à conceito de que a prioridade está em atender primeiramente à vida e não ao mercado.
Recentemente fomos pegos de surpresa quando soubemos da autorização da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, que mandou aumentar a vazão das comportas que despejam água no Rio Jaguaribe, alegando que as pessoas da região estavam passando sede, o que na realidade trata-se de irrigar glebas de terras particulares.
Omitir-se a esse tipo de coisa é faltar com sensibilidade ou simplesmente omitir-se a fatos reais que podem causar prejuízo, levando às pessoas a passarem por situações fora do comum ou um desastre arrasador de seres humanos.
Termino essa matéria esclarecendo: certas pessoas que ocupam gestão no Estado acham que as pessoas são totalmente bobas ou desconhecedoras dos princípios fundamentais da Lei. Resta para nós ficarmos de olhos abertos para esse tipo de desordem social e humana, não nos omitindo e denunciando à sociedade para que esta fique ciente dos desastres provocados por certos administradores que têm o poder de decidir da forma que acharem convenientes para eles.

VAMOS TER O CUIDADO DE QUE A NOSSA ÁGUA ESTÁ SENDO EXPORTADA ATRAVÉS DAS FRUTAS PRODUZIDAS SEI LÁ POR QUEM!